Eleições 2024: Quixeramobim pode entrar para a história política do Ceará, como um dos apenas três municípios em que um político poderá ser eleito novamente pela quinta vez. É o caso do atual mandatário municipal, Cirilo Pimenta.
Cirilo, que foi eleito pela última vez em 2020, já confirmou sua pré-candidatura e, caso vença o pleito deste ano e seja reeleito em outubro, será um dos três prefeitos do Ceará que assumirão o mesmo cargo pela quinta vez.
Além de Quixeramobim essa situação só se repete em mais dois municípios: Horizonte, com Nezinho Farias e Tauá, com Patrícia Aguiar. Os dados foram confirmados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo jornal Diário do Nordeste, em reportagem divulgada nesta terça-feira (25).
Cirilo é médico veterinário por formação pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e ingressou na política pela primeira vez como vereador. Em 1996 venceu pela primeira vez a disputa para prefeito de Quixeramobim.
Graças à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de 1997 que a partir daquele anos permitia prefeitos se reelegeram, Pimenta decidiu disputar novamente as eleições em 2000 e venceu. Só voltaria ao cargo em 2012 mas ao fim do seu terceiro mandato em 2016, se candidatou mas perdeu para Clébio Pavone. A recondução ao posto só veio em 2020, quando foi eleito pela quarta vez e, agora, como pré-candidato, caso se eleja em outubro, será a quinta vez que governará Quixeramobim.
Outros nomes podem estão no páreo, mas a julgar pelo clima que tem sido possível medir até aqui, a disputa em Quixeramobim pela prefeitura deve ser quente mesmo com o Partido dos Trabalhadores (PT), que defende o nome de Paulo Ferreira, o principal concorrente de Cirilo Pimenta.