Região Central: Os municípios de Solonópole e Mombaça estão entre os que deverão ter novas unidades básicas de saúde (UBS). As obras serão financiadas pelo Ministério da Saúde, que publcou portaria confirmando o repasse de dinheiro para a construção dos prédios.
Em todo o Brasil 256 municípios de 22 diferentes estados, foram selecionados para receber verbas em prol da construção de novas unidades. No Ceará, seis municípios foram beneficiados: Crato, Iguatu, Irauçuba e Quixeré, além de Solonópole e Mombaça, os únicos do Sertão Central que estão na lista.
Só para o Ceará o Ministério da Saúde destinou mais de R$ 14,5 milhões. Em todo o País o investimento é de R$ 708 milhões. As obras serão executadas via Novo PAC Saúde e irá permitir a expansão das equipes de Saúde da Família (eSF), de Saúde Bucal (eSB), das equipes Multiprofissionais (eMulti) e de Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
Os municípios selecionados foram escolhidos com base em critérios como maior vulnerabilidade socioeconômica do município; maiores vazios assistenciais na Atenção Primária; menores índices de cobertura de Estratégia de Saúde da Família; e adesão ao projeto arquitetônico de referência do Ministério da Saúde.