O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou neste sábado (4), que vai enviar reforços e ajuda ao Rio Grande do Sul. Doze bombeiros militares vão desembarcar em território gaúcho nas próximas horas, para prestar apoio às ações de Segurança Pública naquele Estado.
A equipe será formada por mergulhadores, guarda-vidas e especialistas em resgate em escombros. Além dos profissionais, o Ceará prestará apoio enviando dois cães para auxiliar nas buscas de desaparecidos, duas embarcações, três viaturas, dentre outros equipamentos de salvamento.
O anúncio foi feito por Elmano usando as suas redes sociais. “É um momento de união entre os estados para oferecer toda ajuda necessária para o povo gaúcho superar esse triste momento”, concluiu o governador.
O Rio Grande do Sul vive uma tragédia sem precedentes, causado por fortes chuvas que culminaram no aumento do níveo de rios, rompimento de represas e o alagamento do estado, que se viu obrigado a decretar situação de calamidade.
Neste sábado (4) o governador do RS, Eduardo Leite, disse que o estado precisará de um “plano Marshal”, que é o temor utilizado pelos americanos, para o plano que prevê estratégias de reconstrução de cidades em caso de catástrofes climáticas, como tornados e enchentes.