Região Central: três municípios do Sertão Central estão entre os que possuem os maiores casos de violência doméstica. Os dados da Secretaria da Segurança Pública do Ceará (SSPDS-CE) mostram que este tipo de ocorrência cresceu 24% em relação aos últimos dois anos anteriores.
Em 2023 o Ceará contabilizou 24.130 vítimas de violência doméstica. Na ponta do lápis, é como se 66 mulheres fossem agredidas fisicamente todos os dias. A Capital concentra 39% do total de casos, já a região do interior sul fica em segunda colocação, com 29% dos registros.
Segundo a SSPDS-CE, Quixeramobim, Senador Pompeu e Mombaça são os municípios da região do Sertão Central que compõem a área do interior sul, que mais possuem denúncias e casos de violência doméstica. Outros municípios integram a lista, como Jaguaribe, Limoeiro do Norte e Icó.
Nesta quinta-feira (25), o Governo Federal tornou lei a medida que prevê atendimento a mulheres vítimas de violência em ambiente privativo e individualizado nos serviços de saúde prestados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Projeto de Lei nº 2.221/2023 foi aprovado pelo Senado no último dia 26 e seguiu para sanção presidencial. O texto garante salas de acolhimento exclusivas para mulheres vítimas de violência nos serviços de saúde conveniados ou próprios do SUS.