Quixeramobim: O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) recebeu novas turmas de residência com profissionais que pela primeira vez vão compor uma equipe multidisciplinar. A unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) em Quixeramobim também terá pela primeira vez o programa na área de Cirurgia Geral. As turmas participaram de uma integração na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e devem passar os próximos dois anos no HRSC.
Ao todo, seis novas turmas de Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional – Resmulti) iniciaram suas atividades no hospital este ano, com 17 profissionais das diversas áreas da saúde. Na última segunda-feira (8), os profissionais foram acolhidos pelo Centro de Estudos e pela direção da unidade. Uma das novidades é a área de Terapia Intensiva, que inclui as categorias de Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Psicologia, Fisioterapia e Serviço Social.
O HRSC também recebe a primeira turma na área de Cirurgia Geral. O hospital acolheu ainda novos residentes em programas de residência médica nas áreas de Clínica Médica e Intensiva, e segue com a quarta turma de residência multiprofissional em Neurologia e Neurocirurgia, além de uma outra, já em andamento, na área de Ginecologia e Obstetrícia.
No Sertão Central, a unidade tem se tornado protagonista para o ensino e a pesquisa enquanto hospital universitário, servindo de pólo para prática e aperfeiçoamento na região e atraindo até residentes de outros estados, como Piauí e Maranhão.
“Esses profissionais chegam para fortalecer ainda mais o nosso serviço de saúde, e vão sair daqui lapidados através da experiência exitosa que desenvolvemos, na missão de promover a regionalização da saúde no Ceará”, pontua Cristiano Rabelo, diretor-geral do HRSC. A coordenadora do Centro de Estudos da unidade, Raphaela Mota, complementa: “A gente espera que eles consigam fazer um bom proveito dessa valiosa oportunidade, e que deixem aqui, uma marca de atendimento humanizado, já que é assim que costuma ser reconhecido, o trabalho desenvolvido no HRSC”.