Sindjorce, ACI e FENAJ expressam preocupação com interpelação judicial do Governo do Estado ao Blog do Edison Silva

compartilhar no:
Palácio da Abolição, sede do poder estadual (Foto: Divulgaçao/Gov.CE)

Sindicato e órgãos de defesa da imprensa no Ceará e no País, lançaram nota onde dizem demonstrar preocupação, após o Governo do Ceará interpelar uma ação judicial contra oo jornalista Edson Silva, após ele publicar matéria detalhando a compra de pães variados no valor de R$ 287 mil por ano.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), a Associação Cearense de Imprensa (ACI) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) veem com preocupação a interpelação judicial promovida pelo Governo do Estado do Ceará contra o Blog do Edison Silva, por conta de nota publicada em 10 de fevereiro de 2024.

Segundo Edison Silva, jornalista com décadas de experiência em cobertura política, os dados são públicos e foram obtidos no Diário Oficial do Estado do Ceará. O argumento utilizado pelo Governo do Estado na interpelação é que a matéria “pouco informa e, na sua feição lacônica, incute o leitor a uma esfera de nebulosidade”.

O Sindjorce, a Fenaj e a ACI dizem ver o caso com estranheza e que ao lançar mão de uma iniciativa de cunho jurídico, a gestão estadual tenta, de certa forma, intimidar o jornalista. “Se é o caso de correção de informação ou pedido de resposta, o Governo do Estado tem o direito e deve fazê-lo diretamente ao autor, assim como o jornalista tem a obrigação de reportar tal réplica”, diz a nota.

Esperamos que o Governo do Estado encerre a interpelação judicial contra o site e, daqui para frente, reveja a forma de questionar notícias que o desagradem, lançando mão de diálogo, transparência e respeito institucional para com os profissionais do jornalismo. As entidades, inclusive, se colocam à disposição para mediar este diálogo em nome da liberdade de imprensa e do direito de acesso à informação.