O município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), registrou dez tremores de terra em um único dia. As informações são do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis).
Os registros ocorreram na madrugada de segunda-feira (4) e oscilaram entre 1.0 e 1.8 graus na Escala Richter, usada como parâmetro para medir a intensidade de tremores de terra em todo o mundo. O grau máximo da Escala Richter é nove.
Segundo o detalhamento dos técnicos do Labsis, os tremores são considerados pequenos e na maioria das vezes não trazem riscos. Não há relato de moradores que tenham sentido ou notado o fenômeno.
Um dos pontos que mais tem feito o assunto gerar polêmica é porque os abalos sísmicos foram originados em uma região próximo ao Açude Itapebussu, no distrito de Manoel Guedes. A barragem é monitorada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O órgão informou que “historicamente os impactos não são significativos para comprometimento da estrutura [da barragem], porém, será feita uma vistoria no local”.