Cravo, café e até vick vaporub: estudo mapeia 12 aromas que podem aliviar a depressão

compartilhar no:
Vick e Café: alguns dos aromas que, segundo o estudo, podem aliviar os sintomas da depressão (Foto: reprodução)

Um estudo recente, destacado pela revista científica JAMA Network Open, traz insights valiosos sobre como os aromas familiares podem desempenhar um papel crucial no alívio dos sintomas da depressão. Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh, nos EUA, lideraram essa investigação.

A pesquisa revela que o olfato pode ser mais eficaz do que a linguagem verbal na evocação de memórias específicas, oferecendo uma potencial abordagem clínica para interromper os ciclos de pensamentos negativos associados à depressão.

Durante o estudo, 32 participantes diagnosticados com depressão foram submetidos a experimentos com uma variedade de aromas, desde laranja e café até graxa de sapato e Vick VapoRub.

Os resultados destacaram a eficácia de certos odores na recuperação de memórias, sendo os mais notáveis: Vicks Vaporub, café, extrato de baunilha, sabonete de lavanda, óleo de coco, cominho em pó, bulbos de cravo, vinho tinto, cera para sapatos, extrato de baunilha, ketchup e óleo essencial de laranja. Estes aromas não só evocaram lembranças mais vívidas, mas também tendiam a estar ligados a experiências positivas.

Os pesquisadores enfatizam que essa descoberta pode ter implicações significativas no tratamento do transtorno depressivo maior (TDM), sugerindo que a melhoria da especificidade autobiográfica pode contribuir para a redução dos sintomas depressivos.

“Estes resultados preliminares podem ter implicações na promoção de opções de gestão para o TDM (Transtorno depressivo maior). Várias intervenções visando aumentar a especificidade da memória em pacientes com TDM mostraram resultados positivos, sugerindo que melhorar a especificidade autobiográfica pode levar à redução dos sintomas depressivos”, diz um trecho da conclusão do estudo.