Região Central: A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) coordenou uma série de visitas a comunidades rurais das cidades de Quixeramobim e Senador Pompeu, no Sertão Central, beneficiadas com equipamentos de tecnologia social de convivência com o semiárido.
A atividade, realizada na terça-feira (5), teve como objetivo apresentar aos membros do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) os equipamentos de Reuso de Água Cinza, Fossa Ecológica, Canteiro Filtrante, Fogão Ecológico e Biodigestor, referências nas ações exitosas de agricultura familiar no Ceará.
Conforme a titular da Coordenadoria do Abastecimento de Água e Esgotamento (Coagua) da SDA, Odalea Severo, as tecnologias apresentadas são referências para construção de políticas públicas para todo o País.
“Aqui no Sertão Central, estamos recebendo visitas do MDS para conhecer um rol de tecnologias já implementadas no Ceará. A expectativa é que tenhamos uma instrução normativa que nos garanta um financiamento dessas tecnologias no futuro”, projetou a representante da SDA.
Representantes do Instituto Antonio Conselheiro (IAC) e de entidades parceiras do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido, Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador e à Trabalhadora (Cetra-CE), Organização Barreira Amigos Solidária (Obas) e do Centro de Estudos e Assistência às Lutas do/a trabalhador(a) Rural (Cealtru) também participaram das visitas nas comunidades rurais de Muxinató e São Joaquim, em Senador Pompeu, e em Patos, na cidade de Quixeramobim, no Sertão Central.