Chuva em Quixadá no domingo (10) foi 2ª maior do Ceará; Funceme diz que acumulado foi de 72 mm

compartilhar no:
Chuva deixou pontos da cidade alagados (Fotos: redes sociais)

Quixadá: As informações oficiais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), indicam que a chuva em Quixadá na noite e durante a madrugada deste domingo (10), foi de 72.8 mm. Foi a segunda maior chuva do estado nas últimas 24 horas, segundo o órgão.

O dado da Funceme é diferente das informações obtidas por pluviômetros particulares, espalhados em vários pontos da cidade. No bairro Carrascal, por exemplo, moradores mediram a chuva e afirmam que o total foi de 110 mm.

Leia também: Chuva de 110mm é maior dos últimos anos e causa alagamento em ruas de Quixadá

A Funceme tem, pelo menos, sete pluviômetros espalhados por Quixadá. As informações destes equipamentos é que são consideradas oficiais, o que não significa que a medição de chuva dos outros moradores não esteja correta.

No açude Cedro a chuva foi de 35.8 mm. Já no Pedras Brancas, reservatório responsável pelo abastecimento de Quixadá, a pluviometria foi de 59.4 mm, a terceira maior do estado. No pluviômetro instalado no IFCE de Quixadá, a chuva mediu 43 mm. No distrito de Tapuiará o total de 25 mm, de acordo com a Funceme.

A precipitação de 110 mm, marcada por moradores, se configurou como uma das maiores dos últimos tempos de Quixadá. Como resultado, bocas de lodo entupiram devido o descarte irregular de lixo nas ruas, e vários pontos ficaram alagados. Em alguns bairros, a água entrou nas casas promovendo cenas típicas de enchentes, daquelas que só se vê pela TV. Moradores relataram prejuízos.

Em todo o Ceará a Funceme contabilizou chuvas em 84 municípios. A maior precipitação, até o momento, foi em Cruz, com 120 mm. Quixadá surge em seguida, com a segunda e terceira maior chuva do dia. Já a quarta maior chuva foi em Ibiapina, com 56.6 mm.