Região Central: as últimas 24 horas foram marcadas pelo registro de chuvas fortes, em praticamente todas as regiões do Ceará. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), entre as sete da manhã de sexta-feira (29) até às sete da manhã deste sábado (30), choveu em 116 municípios.
De acordo com o órgão de meteorologia cearense, a maior chuva foi em Acopiara, com 113 mm. Morada Nova, surge em segundo lugar, com uma chuva de 108 mm. Iguatu vem em terceiro lugar, com 105 mm.
Na região do Sertão Central o município de Milhã teve a maior chuva da região, com 102 mm. Foi também a quarta maior precipitação do estado nas últimas 24 horas. Na região Central a segunda maior chuva foi em Banabuiú, com 93 mm. Em Quixadá a chuva no Centro foi de 45 mm. Entre os registros oficiais da Funceme, a maior chuva no município foi no Açude Pedras Brancas, com 85 mm.
A chuva veio acompanhada de ventania forte. Em Ibicuitinga o fenômeno destelhou casas e um ginásio municipal. Em Morada Nova a forte ventania destruiu os cenários onde seriam realizados a Paixão de Cristo, e a encenação precisou ser cancelada.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta neste sábado (30), confirmando que as próximas horas devem ser de chuvas fortes em todo o Ceará. O alerta emitido foi de “Perigo”, o que corresponde ao grau dois, numa escala de vai de um a três.
Sob estas condições, são esperadas precipitações que podem chegar a até 150 mm em um único dia, além de ventanias com até 60 km por hora. São grandes o risco de queda de raios e de árvores.