Deputados cearenses aprovaram na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), dois títulos de cidadão cearenses para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF): um vai para Alexandre de Moraes e o outro para Cristiano Zanin. O que mais chama atenção é que nenhum dos ministros que receberão as comendas, possuem qualquer ligação com o Ceará.
Os autores das propostas são três deputados do Partido dos Trabalhadores (PT). Juliana Lucena é autora da proposta que concede o título a Cristiano Zanin, junto com a coautoria de Fernando Santana. O deputado Marcos Sobreira, do PDT, também integra a lista de autores da iniciativa.
Já o deputado De Assiz Diniz é quem assina a proposta que prevê a entrega do título de cidadão cearense ao ministro Alexandre de Moraes. Durante a sessão em que o projeto foi votado, Diniz elogiou a performance de Alexandre de Moraes no julgamento aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro.
Cristiano Zanin foi o advogado de Lula durante o período em que o presidente esteve preso, e hoje ocupa uma vaga no STF.
A ação da bancada em favor do Governo na Alece repercutiu negativamente entre os deputados de oposição, que são ideologicamente a favor do ex-presidente Jair Bolsonaro.