Região Central: os municípios de Quixeramobim, Canindé e Quixadá, nesta ordem, foram os três que mais geraram empregos na região do Sertão Central, durante o ano de 2023. Os dados fazem parte do balanço anual do Sistema do Cadastro Geral de Empregados e esempregados (Caged).
De acordo com o balanço Quixeramobim lidera a lista, com 4.506 empregos gerados em 2023 com carteira assinada. Canindé vem logo em seguida, com um total de 2.321 empregos gerados. Quixadá aparece no terceiro lugar, com um total de 2.292 empregos criados no ano passado.
Como o mercado é volátil e depende sempre de situações econômicas nacionais, como insumos e aportes financeiros em empresas e financiamento de projetos, esse cenário gera uma gangorra, onde ao mesmo tempo, as cidades que mais empregam são também as que mais demitem.
Quixeramobim desligou 3.958 trabalhadores de carteira assinada em 2023, conforme o balanço do Caged, enquanto Canindé teve 2.270 desligamentos. Quixadá surge em seguida na terceira colocação, com um total de 2.120 demissões em 2023.
O sistema confronta os números da quantidade de empregos gerados com carteira assinada (adimissões), em relação ao número de demissões. Neste comparativo o resultado que dá é chamado de saldo. Frente ao número de demissões e o número de adimissões, Quixeramobim lidera o saldo positivo, com 548 empregos mantidos mesmo após os desligamentos. Quixadá manteve mais gente empregada do que demitida, foram 172 no saldo positivo.