Polícia apreende mais de nove mil fardos de cerveja transportados de forma irregular

compartilhar no:
Carreta carregada de cerveja em lata é apreendida pela PRF em Jaguaribe — Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, no Ceará, uma carga de 9.240 fardos de cerveja em lata que estava sendo transportada de forma irregular, sem documentação fiscal.

A mercadoria tinha como destino a cidade de Salvador, na Bahia, e foi apreendida na noite de domingo (18), no km 303 da BR 116, município de Jaguaribe, solo cearense. A carga foi avaliada em R$ 339.292,80.

O condutor do veículo, um homem de 30 anos, já possui antecedentes por crime contra a ordem tributária e responderá, em conjunto com os proprietários da carga, por mais esse crime.

Abordagem
Ao abordarem a carreta, os policiais identificaram que a carga transportada, originária de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), não possuía nenhuma documentação fiscal, o que configura crime contra a ordem tributária.

A equipe policial solicitou apoio de agentes fiscais da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz-CE) que confirmaram a irregularidade fiscal e removeram o veículo e a carga irregular para a unidade da Sefaz em Ipaumirim, Ceará.

A carga recebeu multas que somam R$ 101.787,84. Ainda de acordo com a PRF, esse valor tem a finalidade de “regularizar a situação fiscal da mercadoria e punir a sonegação de impostos por parte dos responsáveis.”

Em 2023, no Ceará, a Polícia Rodoviária Federal registrou 39 ocorrências de crimes fiscais.

 

Com informações do G1