Operação Carnaval: 7.730 agentes da Segurança Pública vão intensificar policiamento no Ceará

compartilhar no:
Além dos trabalhos policiais, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizará também o trabalho preventivo em locais onde haverá aglomeração de público. Foto: divulgação

Visando garantir a segurança e a tranquilidade da população cearense e dos turistas vindos de todo o país, durante o período do carnaval no Ceará, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio de suas coordenadorias e órgãos vinculados, inicia, nesta sexta-feira (09), a “Operação Carnaval 2024”. Os trabalhos operacionais acontecerão em todas as Área Integradas de Segurança (AISs), contando diariamente com o trabalho de 7.730 agentes da Segurança Pública. Os detalhes da operação foram divulgados em uma coletiva de imprensa, na manhã desta quinta-feira (08), em Fortaleza, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). A coletiva contou com a presença do gestor da SSPDS, Samuel Elânio, de chefes de órgãos vinculados à pasta e da secretária executiva da Secretaria das Mulheres, Raquel Andrade.

Com as missões de executar o policiamento ostensivo em locais estratégicos, críticos e de visibilidade nos principais eventos carnavalescos; regulamentar as medidas de coordenação, fiscalização e execução das atividades de Polícia Judiciária; atuar em operações de bombeiro militar durante o período carnavalesco, a fim de salvaguardar vidas e patrimônios; e realizar ações de patrulhamento aéreo, com a finalidade de prevenir e reprimir ações delituosas, as Forças de Segurança do Ceará iniciam os trabalhos operacionais na manhã desta sexta (09) e finalizam na tarde da próxima quarta-feira (14).

“Estaremos empregando em todo o estado do Ceará, mais de 7000 membros das Forças de Segurança, diariamente, em todo Estado. Destes, 1276 pessoas das Forças de Segurança estarão atuando, especificamente, em Fortaleza. A ideia é que tenhamos um carnaval tranquilo, um carnaval de paz”, ressaltou o secretário da SSPDS, Samuel Elânio.

Ao todo, serão 6.585 policiais militares, 287 policiais civis, 705 bombeiros militares, 80 servidores da Pefoce e 73 profissionais da Coordenadoria de Inteligência (Coin), Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) e Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS, totalizando 7.730 agentes de segurança, que atuarão, diuturnamente, durante dos quatro dias de carnaval no Ceará.

Polícia Militar
Com policiamento a pé, motorizado ou montado, militares reforçarão o policiamento nos principais locais de eventos carnavalescos no Estado. Somente na Capital, a Polícia Militar contará com 854 policiais. Além das ações ostensivas nos locais de eventos, a Polícia Militar do Ceará está presente também nas rodovias estaduais. Durante o feriado, 571 agentes do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) atuarão em ações preventivas e ostensivas, com o objetivo de promover mais segurança e fluidez no trânsito durante o feriado de carnaval.

“A nossa Polícia Militar do Ceará atuará, neste carnaval, de forma integrada com todas as Forças de Segurança Pública. Nós estamos empregando na Capital, quase 900 policiais militares diariamente, assim como em todo o Estado mais de 6.500 policiais diariamente, para que eles possam, junto com as demais Forças de Segurança, oferecer a melhor segurança possível nesse período de Carnaval”, ressaltou o coronel-comandante geral da PMCE, Klênyo Sávio.

Polícia Civil
Todas as Delegacias Regionais da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) funcionarão em regime de plantão durante o feriadão. No Ceará, os 287 policiais civis estarão, diariamente, distribuídos em unidades da PCCE na Capital, Região Metropolitana de Fortaleza, no Norte e no Sul do Estado. Em Fortaleza, os reforços ficam em seis delegacias distritais, sendo o 2º Distrito Policial (2º DP), 10º DP, 13º DP, 30º DP, 32º DP e 34º DP, além de unidades especializadas como a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), vinculadas ao Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), e o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Corpo de Bombeiros
Além dos trabalhos policiais, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizará também o trabalho preventivo em locais onde haverá aglomeração de público. Todos os 705 bombeiros militares irão fiscalizar a segurança contra incêndio e pânico das edificações, bem como atender ocorrências envolvendo salvamento aquático e emergências médicas pré-hospitalares.

Pefoce
Os núcleos da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) na Capital, em Sobral, Itapipoca, Canindé, Crateús, Quixeramobim, Juazeiro do Norte, Iguatu, Tauá e Russas atuarão com um efetivo, diário, de 80 servidores.