A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança oficialmente nesta quarta-feira (14), a edição 2024 da campanha da fraternidade 2024. A celebração que ocorre nas igrejas de todo o país terá como tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).
Uma missa presidida pelo bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, na Capela Nossa Senhora Aparecida, na manhã desta quarta, marcou a abertura oficial da campanha.
Neste ano, a Campanha da Fraternidade, assumida pelo episcopado brasileiro, completa 60 anos num movimento de oração, conversão e solidariedade que gerou muitos frutos na Igreja e no Brasil.
Serão cinco semanas intensas de mobilização, que culminarão na Coleta Nacional da Solidariedade, no dia 24 de março, e em todas as celebrações do fim de semana do Domingo de Ramos.
Em comunhão com a Carta Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, inspirada pela vida de São Francisco de Assis, a Campanha da Fraternidade 2024 busca fazer um caminho quaresmal em três perspectivas: incentivar as pessoas a verem as situações de inimizade que geram divisões, violência e destroem a dignidade dos filhos de Deus; impulsionar as pessoas a iluminar-se pelo Evangelho e agir conforme uma conversão constante, promovendo o esforço para uma mudança pessoal e comunitária.