Homem suspeito de integrar grupo criminoso é preso no Ceará

compartilhar no:

Um homem de 24 foi preso, neste sábado (3), por suspeita de envolvimento em tráfico de drogas, posse de arma de fogo de uso restrito e receptação no bairro Jacarecanga, em Fortaleza. Ele é ainda investigado por integrar facção responsável por realizar ameaças contra moradores no Pirambu.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o homem foi identificado como Jorge Luis Alves de Freitas Filho. O suspeito tem antecedentes criminais por posse ou porte irregular de arma de fogo.

A prisão foi realizada durante operação das forças de segurança, apreendendo também uma arma de fogo, munições de calibres .38 e .40, pequena quantidade de cocaína, três aparelhos celulares e uma quantia em dinheiro.

Conforme a pasta, o trabalho policial começou a partir de ameaças contra moradores da região, que teriam sido articuladas por um grupo criminoso.

Na última quinta-feira (1º), moradores do Pirambu relataram que os comerciantes da região foram obrigados por criminosos a fechar as portas. Além disso, os moradores também evitaram circular pelas ruas do bairro. Com reforço policial, comerciantes voltaram a abrir os estabelecimentos na sexta-feira (2).

A motivação das ameaças seria uma represália pela morte de um criminoso que atuava na região e que foi morto em confronto com policiais no Rio de Janeiro. Fábio de Almeida Maia, conhecido como “Biu” ou “Tartaruga”, era apontado como mandante de vários homicídios ocorridos em Fortaleza.

O homem foi baleado na quarta-feira (31) durante operação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) no Complexo da Penha.

Após a prisão do suspeito pelas ameaças neste sábado (3), Jorge Luis Alves e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da Polícia Civil do Ceará, que segue investigando se ele ou mais pessoas estiveram envolvidas em outros crimes na região.

Com informações do G1