Chuva forte e ventania fazem Quixadá e mais oito cidades da região entrarem em alerta de perigo

compartilhar no:
Tendência é de chuva na região do Sertão Central (Foto: reprodução Facebook)

Região Central: A quadra chuvosa começou oficialmente. De primeiro de fevereiro até o final de abril, é o mês onde chuvas são esperadas no território cearense. E o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para nove municípios do Sertão Central nesta quinta-feira (1°) porque estão sendo esperadas chuvas de grande volume.

De acordo com o aviso meteorológico, as chuvas são esperadas a partir das dez da manhã desta quinta e seguem previstas até às dez da manhã de sexta-feira (2), quando o aviso poderá ou não ser renovado, a depender das novas previsões meteorológicas.

Ao todo, mais de 100 municípios cearenses estão sob o alerta de perigo potencial, o segundo dos graus de perigo do Inmet, numa escala que vai de um a três. No Sertão Central o alerta abrange os municípios de Choró, Itatira, Madalena, Mombaça, Paramoti, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu.

São esperadas pancadas de chuva entre 20 e 30 mm/h ou que totalizem o acumulado de até 50 mm/dia, além de ventos intensos de 40 a 60 km/h. Embora seja baixo, o Inmet alerta que existe o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.