Ceará entra em alerta de ‘perigo’ por risco de chuvas com até 100 mm e ventos de até 60 km/h

compartilhar no:
Mapa do Inmet mostra estado do Cearpa sob alerta de perigo (Foto: reprodução)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta meteorológico para todo o estado do Ceará, em função de chuvas fortes que são esperadas. No novo aviso, todos os 184 municípios cearenses estão sob alerta de Perigo, o que compreende o grau dois, numa escala que vai de um a três.

De acordo com o Inmet são esperadas pancadas de chuva que podem acumular entre 30 e 60 mm/h. Em alguns casos o acumulado pode chegar a 100 mm em um único dia. Além disso o alerta prevê ventos intensos com rajadas que variam de 60 a 100 km/h.

É grande o risco de corte de energia elétrica e alagamentos em bairros de municípios onde a situação é crítica. O órgão de meteorologia nacional orienta que a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de descargas elétricas, e pede ainda que não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

O alerta foi enviado às 10h desta quinta-feira (15) e tem validade até às 10h desta sexta-feira (16), podendo ser renovado ou não. Outros estados como Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, Parte de são paulo, Mato Grosso do Sul e Curutiba, também receberam o mesmo alerta de perigo.