‘Véu de Noiva’ vai abrir durante o Carnaval de Banabuiú? RC procurou a Cogerh e tem a resposta

compartilhar no:
Véu de Noiva: cartão postal do município de Banabuiú (Foto: divulgação)

Região Central: O carnaval em Banabuiú tem uma diferença em relação as outras cidades do Sertão Central: o rio. Já é tradição que a programação na cidade comece bem mais cedo, lotando o rio Banabuiú, atraindo turistas e movimentando a economia de barraqueiros.

O Rio Banabuiú só fica realmente cheio quando as válvulas do sistema de dispersão de água do açude Arrojado Lisboa estão abertas. A água liberada pelos canos em reflexo com o sol, forma uma grande camada branca lembrando um véu de noiva, nome que batizou o local e se tornou o cartão-postal da cidade.

Depois de dois anos fechada com defeito, em outubro as válvulas foram reabertas após serem reformadas pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). A iniciativa se tornou um atrativo, transformando o local num grande ponto de encontro de moradores e cidades vizinhas.

Mas o fomento ao turismo não era a finalidade principal. As válvulas foram abertas para abastecer comunidades ribeirinhas e o perímetro irrigado do Vale do Jaguaribe. A Operação de Alocação de Água, como é chamada, tem sempre dia definido para começar e terminar, e no início de fevereiro foram novamente fechadas.

Se o Carnaval de Banabuiú tem o Rio como um dos seus grandes diferenciais, e o Rio só fica cheio quando o Véu de Noiva está aberto, agora que a folia se aproxima muitos se perguntam: o Veu de Noiva vai abrir de novo?

Há duas semanas o Revista Central procucou a Cogerh que respondeu sobre a possibilidade das válvulas serem abertas novamente. Em nota o órgão disse que “essa decisão está condicionada a deliberação dos 5 Comitês de Bacias do Jaguaribe que deverão se reunir no Seminário de Avaliação da Operação previsto para acontecer no próximo mês de fevereiro”.

A Cogerh explica ainda que “caso haja deliberação a favor da liberação de água no 1º semestre de 2024, esta liberação só deverá ocorrer quando da conclusão das obras de recuperação, previstas para 40 dias”. Em outras palavras: ao que tudo indica o Véu de Noiva estará fechado no carnaval, a menos que haja uma articulação do poder público municipal com o Governo do Estado.