Profetas da Chuva prevêem boa quadra chuvosa e até inundações para 2024

compartilhar no:
Auditório do IFCE de Quixadá sediou o encontro nesta edição de 2024 (Foto: RC)

Quixadá: “Para 2024 o inverno será de muitas chuvas e até inundações no Rio Sitiá”, esta foi uma da previsões dita durante a 28ª edição do Encontro dos Profetas da Chuva de Quixadá. O evento aconteceu neste sábado (13), no IFCE de Quixadá.

Coincidentemente, hoje, houve registro de chuvas em Quixadá e em outros municípios do Sertão Central. As precipitações dos últimos dias têm alimentado a esperança no sertanejo, principalmente porque a previsão oficial de órgãos nacionais e estaduais como a Funceme, é que a quadra chuvosa não seja das melhores.

Renato Lino de Souza, 76 anos, disse em 2023 que o inverno daquele ano seria razoável, mas para este ano afirma que as previsões são bem positivas. Cita que começa os estudos da natureza a partir do dia 23 de julho, observando o cumarú e pau d’arco. Segundo ele, “será um ano de chuvas fortes que vão causar inundações, inclusive no Rio Sitiá”.

O dentista e observador da natureza que herdou os ensinamentos e experiência do pai, Paulo Costa, mesmo com problemas de saúde, participou do evento. Discorda do colega e diz que “não terá um bom inverno, mas ocorrerá grandes enchentes”. Acredita que pode passar até um mês sem chover. “Lamento muito o que estou dizendo”, finaliza.

A Profetiza Lourdes Leite (Lurdinha), primeira mulher a participar do encontro, usa uma tábua de sal em suas experiências desde os 5 anos. Segundo ela, no dia de Santa Luzia o sal desmanchou, sendo sinal de boa quadra chuvosa.

Em concordância com Lourdinha foi a previsão do poeta Erasmo Barreira. “o agricultor pode preparar o terreno, pois todas as experiências com formigas e abelhas apontam muitas chuvas na região”. Segundo ele, as abelhas não produziram mel, o que é um sinal de chuva.

O auditório do Campus Quixadá do IFCE ficou pequeno para as centenas de pessoas que foram ouvir esses homens e mulheres sertanejos, que detém conhecimento empírico sobre a natureza, mas que carregam uma importante missão neste período de chuvas.