Operação do MPCE investiga prefeito de Milhã por lavagem de dinheiro com empresas de fachada

compartilhar no:
O prefeito de Milhã, Alan Macedo (Foto: reprodução)

Região Central: O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), com apoio da Polícia Civil, deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25/01), uma operação que investiga crimes de lavagem de dinheiro na Prefeitura de MIlhã.

A Operação foi batizada de “Facciata”. A palavra de origem italiana e se refere a “fachada”, uma vez que uma das empresas envolvidas na coleta de lixo e locação de veículos valia-se de laranjas para prestar os serviços.

Segundo o MPCE foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão contra o prefeito de Milhã, Luiz Alan Pinheiro Macedo, o controlador-geral do município Paulo Isaac Pinheiro, e empresários locais, nas cidades de Fortaleza, Milhã e Iguatu.

A investigação da Procap apontou irregularidades em contratos firmados pela Prefeitura de Milhã e empresas de locação de veículos, limpeza pública e fornecimento de combustíveis. Por isso, também foi determinada a suspensão dos contratos da Prefeitura de Milhã com as empresas envolvidas pelos próximos seis meses.
A Justiça autorizou ainda a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos envolvidos para aprofundar as investigações. Os suspeitos podem responder pelos possíveis crimes de corrupção, fraude em licitações, falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Até a publicação desta matéria a Prefeitura de Milhã e o prefeito Alan Macedo não tinham se pronunciado nas redes sociais. O Revista Central tentou ouvir o prefeito por ligação, mas as chamadas não completavam.