Vale do Jaguaribe: Uma reviravolta na política de Alto Santo vai obrigar que os eleitores do município, voltem às urnas amanhã para escolher novos vereadores, depois que sete parlamentares eleitos em 2021 tiveram os mandatos caçados por fraude à cota de gênero.
Por conta da decisão, uma nova eleição acontece neste domingo (3) no município. Quase 12 mil eleitores devem ir às urnas para escolher os novos membros da Câmara Municipal, que é formada por 11 vereadores, mas que depois da decisão manteve no cargo apenas quatro dos 11 membros.
Em sessão plenária realizada na última terça-feira (28), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, por unanimidade, a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) referente à realização de novas eleições para a Câmara Municipal de Alto Santo.
Em 2022, a Justiça Eleitoral cassou o mandato de sete parlamentares do Partido Social Democrático (PSD) e do Partido Democrático Trabalhista (PDT) por fraude à cota de gênero, mediante o lançamento de candidaturas femininas fictícias nas Eleições 2020. A medida resultou na anulação de mais da metade dos votos válidos para o cargo na cidade, correspondendo a 57,21% do total, e, na determinação, pelo TRE-CE, de novas eleições.
Os eleitores e as eleitoras de Alto Santo deverão participar do pleito suplementar, que ocorre das 8h às 17h, portando documento de identificação oficial com foto. Os locais de votação podem ser conferidos no e-Título ou no Título Net, por meio do site do TRE-CE