Por que choveu granizo em Coreaú? O que explica o fenômeno climático?

compartilhar no:
Fenômeno intrigou moradores da região e causou prejuízos (Foto: Wenderson Portela)

Uma chuva acompanhada de ventos fortes, que deixou um rastro de prejuízos e destruição em Coreaú, no Norte do Ceará, está chamando atenção dos cearenses por um detalhe: pedaços de gelo que caíram do céu em meio ao temporal. Afinal, porque choveu granizo em Coreaú?

O fato está intrigando os moradores, porque Coreaú fica na região Norte do Ceará, conhecida popularmente por ser muito quente, sempre mais quente até que a maioria das outras regiões do estado. Num calor tão grande assim, como seria possível cair gelo durante uma chuva?

Antena de emissora de rádio foi derrubada com a força do vento (Foto: reprodução)

A explicação de meteorologistas é que o fenômeno foi causado por uma série de fatores, um deles é por conta da presença de nuvens do tipo Cumulonimbus. Essas nuvens “são formadas quando a atmosfera local apresenta fatores como a umidade e temperatura do ar mais elevadas, além de condições de relevo”.

São essas nuvens que formam o granizo porque ela possui temperatura negativa e congela as gotículas de água dentro dela. O fenômeno acontece assim: o ar quente empurra para cima as gotas d’água e elas se chocam com outras partículas de água ou gelo, aumentando de tamanho. Quando aumentam de tamanho elas se tornam pesadas, e dai a chuva de granizo acontece.

Uma característica importante para a formação deste tipo de nuvens é a variação da velocidade da corrente de ar da nuvem, que oscila entre 50km/h e 100km/h. Foi por isso que além do granizo, ventou muito forte em Coreaú. A ventania derrubou árvores, uma torre de emissora de rádio, destelhou casas e até um posto de gasolina.