Onda de calor faz temperatura subir cinco graus em municípios do Ceará e Solonópole está na lista

compartilhar no:
Os índices são considerados críticos e a população deve estar sob alerta (Foto: Marciel Bezerra/Funceme)

Uma nova onda de calor está atuando no Ceará fazendo a temperatura média subir até cinco graus a mais do que o normal. Duas regiões do estado estão sob risco e a Defesa Civil já emitiu alerta para orientar a população a tomar os cuidados necessários.

Pelo menos um município do Sertão Central está incluso na lista de cidades sob alerta. É o caso de Solonópole, onde as temperaturas, segundo os cientistas, deve subir e variar entre 39° e 40°. Outras 19 cidades estão sob alerta, todas são da região do Vale do Jaguaribe e do Cariri.

O alerta foi feito pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na terça-feira (11). Hoje, quarta, a Defesa Civil emitiu um alerta de altas temperaturas, e orientando a população a não sair de casa nos horários de pico e a se hidratar bem.

A onda de calor deve atingir principalmente os municípios da região do Vale do Jaguaribe e do Cariri. Por lá ps termômetros devem subir cinco graus e marcar os 40 pontos, conforme as estimativas dos meteorologistas.

A Funceme deve continuar monitorando os próximos dias para atualizar a previsão sobre a onda de calor. Para o momento, a quarta-feira (13) aparece como o dia mais crítico com, pelo menos, 18 municípios registrando entre 39°C e 40°C.