Acusado de chacina em Quixeramobim, ‘Gato a Jato’ é recapturado após um ano em Choró

compartilhar no:
Mateus foi capturado em uma mega operação da Polícia no início de dezembro de 2023 (Foto: Divulgação)

Região Central: Apesar do nome inspirado no desenho animado Pica Pau, o Gato a Jato não foi tão veloz assim, e terminou capturado por equipes da Polícia Penal e Militar do Ceará. Gato a Jato é o apelido de Mateus Fernandes dos Santos Sousa.

Ele é um dos três acusados de uma chacina registrada em 2018 no município de Quixeramobim, que deixou um homem e três mulheres. Mateus e os outros dois réus, Fábio Aragão da Silva e Izaias Maciel, foram condenados a penas que, juntas, somam mais de 207 anos de cadeia pela matança.

O trio foi condenado em novembro de 2022 mas quando voltavam de Quixeramobim para Itaitinga, onde ficariam presos para cumprir a pena, fugiram. Izaias e Fábio já tinham sido localizados e Mateus foi o último a ser pegue.

Ele tentou se esconder da Polícia do Ceará por quase um ano. Seu apelido remetia a um personagem do desenho animado Pica Pau, que tomava pílulas mágicas para ficar veloz e criar mais forças. Mas o Gato a Jato criminoso do Sertão Central não foi muito longe e no último dia 8 de dezembro, foi preso em Choró.

Esta semana a Polícia Penal e a Secretaria de Administração Penitenciária do Ceará divulgaram um vídeo mostrando os bastidores da ação, que resultou na captura de Mateus Fernandes. A operação que resultou em sua prisão foi realizada por equipes da Coordenadoria de Inteligência (Coin), Batalhão Especializado Em Policiamento do Interior (Bepi), Comando Tático Rural (Cotar) e Polícia Militar.