Inacreditável: médicos retiram 300 pedras do rim de paciente chinesa

compartilhar no:
Procedimento cirúrgico foi capaz de extrair as pedras e liberar paciente no mesmo dia (Foto: divulgação)

Se uma pedra encontrada em um dos rins já dói, imagine cerca de 300 delas? Esta semana uma paciente de Taiwan, na China, chamou a atenção do mundo todo após médicos encontrarem nada menos do que 300 pedras em um dos rins dela.

De acordo com o Metrópoles a paciente tem 20 anos e foi atendida em um hospital de Chi Mei, com o quadro de febre e dores no quadril. Após uma avaliação e uma radiografia, descobriram o volume de pedras nos rins.

Agências de notícias internacionais detalharam que a jovem paciente aparentemente não consumia água. Ela tinha uma rotina à base de chás e alimentos açucarados. Os médicos fizeram uma nefrolitotripsia percutânea, pequena perfuração nas costas, por onde retiraram as pedras. A paciente foi liberada em seguida.

A cólica renal, dor provocada pelo acúmulo de pedra nos rins, é considerada uma das dores mais fortes que um paciente é capaz de sentir. Por essa razão, é possível deduzir o quando a paciente chinesa sofria. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem de cálculo renal.