Governo Federal deve instalar dessalinizador de água em comunidades de Quixadá

compartilhar no:
Encontro com moradores das comunidades que vão usar o equipamento está previsto para janeiro (Foto: SRH)

Quixadá: Técnicos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), órgão do Governo Federal, deve realizar em janeiro uma série de encontros com moradores de comunidades onde serão instalados dessalinizadores, através do programa Água Doce. A intenção é promover a consciência da população ao bom uso do recurso hídrico.

As reuniões com os técnicos do Ministério serão organizados pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) do Governo do Estado do Ceará. A primeira rodada está prevista para acontecer em 20 comunidades dos municípios contemplados com a instalação de novos dessalinizadores, entre eles está Quixadá.

Aracoiaba, Morada Nova, Barreira, Solonópole, Quixeramobim, Chorozinho, Apuiarés, Acopiara, Tejuçuoca e Ocara também receberão os encontros com os técnicos, segundo a SRH.

A SRH não detalhou quais localidades são estas, mas disse que foram realizados diagnósticos socioambientais, conscientizando as comunidades para a implantação dos sistemas de dessalinização, e levantamento em campo das formas de organização social que colaborem no processo de gestão dos futuros sistemas.

A partir do levantamento das informações pela equipe do Programa Água Doce – Ceará, a Consultoria contratada pelo Governo Federal avançará para o próximo passo, que consistirá na promoção de oficinas ambientais, a fim de capacitar os futuros usuários do sistema quanto ao bom uso dos dessalinizadores, uso consciente da água e escolha de um representante como gestor local.

A previsão é de que no início de janeiro os trabalhos de capacitação de gestão sejam iniciados pelos técnicos contratados pelo MIDR.