Filho de Ilário Marques diz que Lula quer reabrir usina da Petrobras em Quixadá, mas estatal nega

compartilhar no:
Sede da Usina de Biodiese da Petrobras, em Juatama (Foto: Sindipetro CE)

Quixadá: A usina da Petrobras construída em Juatama, zona rural de Quixadá, é a expressão maior da simpatia do governo Lula com os cearenses e, em especial, com Quixadá. E desde que teve suas atividades suspensas, em 2016, volta e meia se torna alvo de polêmica em torno de uma dúvida: afinal, a usina voltará um dia a reabrir?

Essa semana Victor Marques, filho do ex-prefeito de Quixadá Ilário Marques, voltou a pôr panos quentes no debate. Ele surgiu ao lado do pai, do ministro Camilo Santana, do deputado federal Guimarães, e com o presidente Lula, que teria expressado o desejo de reabrir a Usina em Juatama.

O encontro aconteceu no Palácio do Planalto na última quarta-feira (13). Victor Marques se referiu a Lula como “um bom amigo” e resumiu o encontro assim, em ipsis litteris: “para a gente trabalhadora do meu Quixadá, me deu ordem direta para passar um recado: ele quer se reencontrar com vocês e reabrir a usina de biodiesel”.

Um dia depois do encontro dos quixadaenses em Brasília com Lula, o jornal Diário do Nordeste repercutiu a declaração de Victor e foi atrás da Petrobrás, que repetiu em nota o que vem dizendo há muito tempo: “No momento, não há expectativa de reativação da usina de Quixadá”.

Elementar, caros amigos.

Diferente do Victor Marques das redes sociais, quem leu o jornal na última semana encontrou um Victor mais contido. Ele não titubeou e reafirmou que Lula disse, sim, sobre o desejo de reabrir a usina em Quixadá, mas ponderou que “não houve nenhum detalhe. Entendi que está ainda no nível da intenção”.

Há de se analisar os fatos sob dois pontos. Por um lado, Victor pode, sim, estar certo e a Petrobras, mesmo que tivesse a intenção de reabrir a usina, não confirmaria essa informação para evitar a especulação do mercado. Ainda que desmentisse ao jornal, a informação pode estar correta, afinal, é um detalhe estratégico que só o presidente e seus “bons amigos” são capazes de ter acesso.

Por outro, é possível que Victor tenha subido demais o tom, e esteja utilizando o prestígio de ser ele próprio próximo de Lula, bem como seu pai e sua mãe, a ex-deputada Rachel Marques, para lançar seu nome à pre-candidatura à prefeitura de Quixadá.

Faz bem lembrar que sobre este ponto, Victor até agora não confessou por A mais B sua pretenção política. Se assim for, as declarações dele, comparadas entre o que disse em suas redes e o que falou ao Jornal, podem ser parte de um jogada política porque a Petrobras e a usina em Quixadá é um ponto fraco ao povo pela geração de emprego e renda que trazem e emprego gera voto.

Ao Diário do Nordeste a Petrobras disse ainda que regularmente avalia a oportunidade de novos negócios, e que no momento existe em curso um estudo para descobrir alternativas a fim de agregar valor à planta industrial.

É preciso olhar quem está na ponta, aqueles que realmente precisam de oportunidade para trabalhar. No jogo político, reabrir a usina será uma cartada na mesa atribuída à articulação dos Marques. Se a declaração de Lula à Victor se confirmar, a disputa pela cadeira no gabinete da prefeitura de Quixadá deve ser acirrada.