
A Polícia Civil de São Paulo prendeu nesta sexta-feira (1°) o homem considerado o engenheiro do assalto ao Banco Central em Fortaleza, em 2005. Marcos Rogério Machado de Morais, de 49 anos, foi identificado por loliciais e detido em um shopping.
Marcos Rogério estava foragido desde o ano de 2011, quando ele e outro acusado de participar do assalto ao banco, foram resgatados do IPPOO 2, em Itaitinga. Desde então ele vinha tendo seus passos monitorados pela Polícia Civil.
O assalto ao Banco Central de Fortaleza é considerado um dos maiores da história recente. Por um túnel, cavado de forma manual, os bandidos acessaram a caixa-forte do Banco e levaram em cédulas de R$ 50, mais de R$ 164 milhões. Marcos Rogério era o “engenheiro” que arquitetou o desenho do túnel, e que permitiu aos criminosos ter acesso ao Banco.
As investigações apontaram que o homem estava frequentando uma casa, no município de Sorocaba, em São Paulo. Na sexta, quando estava no estacionamento de um shopping, ele foi abordado pelos policiais, não resistiu, e foi novamente preso.
Curiosamente, na primeira vez em que foi detido, em 2007, a ação também ocorreu em um shopping. Ele estava na companhia da esposa quando foi enquadrado pelos policiais e levado para o IPPOO 2, de onde fugiu quatro anos depois.