Choró e Madalena são municípios com maior índice de pessoas pardas e amarelas, segundo IBGE

compartilhar no:
Choró onde existe maior índice de pardos, conforme IBGE (Foto: divulgação prefeitura)

Região Central: As informações sobre a identificação étnico-racial da população brasileira, reveladas pela nova edição do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), traz duas surpresas para o Sertão Central: enquanto Madalena é o município com o maior número proporcional de pessoas amarelas, Choró figura como o município com a maior proporção de pessoas pardas.

O detalhamento sobre a etinia, cor e raça dos brasileiro foram divulgados pelo IBGE na última sexta-feira (22). Como o compilado de dados é enorme, somente agora os primeiros resultados começam a surgir.

Nestes estudos com os dados do IBGE, Choró aparece como o município entre todos os outros do Ceará, onde proporcionalmente, a maioria da população se acha parda. Dos 12.113 moradores de Choró, 9.805 se acham pardos, o que resulta em 80,9%. Esse cálculo considera apenas a proporção, a porcentagem em relação ao total de habitantes, e não o número absoluto, sem considerar a porcentagem.

Em Madalena a surpresa foi em relação ao número de pessoas consideradas amarelas. Dos 16.896 moradores madalenenses, 94 se acham amarelos, em proporção considerando o número de habitantes, isso resulta em 0,56%, a maior proporção em um município cearense.

Proporcionalmente falando, Salitre é o município cearense com o maior percentual de moradores negros. são 14,7% da população que se acha preta. No outro extremo, a cidade onde o número proporcional de pessoas consideradas brancas é maior, é Potiretama. 52% dos hoabitantes de lá, se autoclassificam como brancos.