Preso inspetor da Civil que extorquia empresários simulando investigação em Canindé

compartilhar no:
Um Policial Militar também envolvido na investigação está foragido (Foto: Google)

Sertões de Canindé: O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Canindé e em parceria com a Delegacia de Assuntos Internos (DAI), vinculada à Controladoria Geral de Disciplina e à Polícia Civil do Ceará, deflagrou nesta segunda-feira (20/11) operação que resultou na prisão de um inspetor da Delegacia Regional de Canindé. Ele é investigado por cometer crimes de extorsão junto com um ex-policial militar, que está foragido.

Os mandados de prisão temporária da dupla atendem a pedido do promotor de Justiça, Jairo Pequeno Neto, titular da promotoria. O juiz do 3º Núcleo de Custódia de Quixadá também acatou os pedidos de busca e apreensão domiciliar e de quebra de sigilo bancário e fiscal, além de quebra de sigilo dos dados telefônicos e os armazenados nos aparelhos celulares apreendidos. O inspetor também foi afastado das funções.

De acordo com as investigações, o inspetor, em conluio com o ex-policial militar, levantava dados sobre empresários que tinham contratos firmados com prefeituras da região através de processos licitatórios. De posse das informações, a dupla simulava investigação policial e extorquia as vítimas, exigindo valores para que a “falsa investigação” não fosse levada à Delegacia de Combate à Corrupção nem ao Ministério Público. As denúncias chegaram ao MP pelos próprios empresários, há cerca de seis meses.