Polícia Federal faz diligências no Ceará após identificar vazamentos de prova do Enem 2023

compartilhar no:
Buscas foram feitas em outras três cidades (Foto: Divulgação PF)

A Polícia Federal (PF) intensificou as ações e diligências no Ceará e em outras três cidades de diferentes estados, depois de identificar oito pessoas envolvidas no crime de divulgação de imagens do caderno de provas do Enem 2023, no primeiro domingo de aplicação do exame.

De acordo com a PF, foram feitas oitivas com as pessoas que cometeram irregularidades relativas ao Enem no Brasil, nas cidades de Caruaru (PE), Natal (RN), Cornélio Procópio (PR) e Brasília (DF). Além do Ceará, a PF realizou diligência no Rio Grande do Sul.

Também foram apreendidos materiais com suspeita de uso para aplicação de fraude do Enem em Maceió (AL) e Vitória da Conquista (BA). Foi feito rastreamento de postagens nas mídias sociais e as empresas responsáveis pelo gerenciamento foram oficializadas para preservar as imagens das provas.

A ausência dos inscritos no segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ficou em 32%, ou seja, um em cada três inscritos não compareceu aos locais de prova neste domingo (12). Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram na edição deste ano do exame. A ausência neste domingo foi a mesma do segundo dia da edição de 2022, quando 32% dos inscritos também faltaram.