Abertura da exposição “Retrato de Mestre” acontece nesta quinta (30) na Casa de Saberes Cego Aderaldo

compartilhar no:
Um acervo de imagens e objetos relacionados a uma fotografia que vai dos monóculos, dos lambes-lambes e dos retratos pintados às técnicas digitais podem ser apreciados gratuitamente pelo público na abertura, a partir das 19h. Foto: divulgação

A Casa de Saberes Cego Aderaldo e o Museu da Cultura Cearense (MCC), do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamentos da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, geridos pelo Instituto Dragão do Mar, convidam o público para, nesta quinta-feira (30), às 19h, conferir a abertura da exposição “Retrato de Mestre”, na Casa de Saberes Cego Aderaldo em Quixadá.

Com curadoria do Mestre Júlio Santos, referência na arte da fotopintura, Valéria Laena e equipe do MCC, a mostra apresenta um acervo composto de imagens e objetos relacionados a uma fotografia que vai dos monóculos, das câmeras de instantâneo (popularmente conhecidas como lambe-lambes) e dos retratos pintados, práticas de registros mais artesanais que já foram comuns no Ceará, à aplicação de técnicas digitais. Gratuita, a mostra ficará em cartaz até fevereiro de 2024, com visitas de terça-feira e quarta-feira das 8h às 12h e 14h e 18h, quinta-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 21h.

Seguindo as homenagens ao mestre cearense da fotopintura, Júlio Santos, serão exibidos vários objetos e imagens, com um recorte da coleção Retrato Popular do MCC, acervo exposto em março deste ano no Centro Dragão do Mar, em Fortaleza, e gerado ao longo das décadas acompanhando a mudança da fotografia analógica para o modo digital nas cidades de romaria cearense: Canindé e Juazeiro do Norte.

Além do acervo, “Câmera Viajante”, filme de Joe Pimentel, integra a exposição, apresentando as técnicas do popular “lambe lambe”, do monóculo e do “retrato pintado” nessas cidades em instantes finais e de transformação, destacando-se alguns protagonistas desta história da fotografia cearense.

Um dos propósitos deste trabalho em rede é dar centralidade à vida e narrativas de pessoas que ainda não relataram suas vivências sobre práticas e saberes que possam somar-se às histórias já escritas. Com o destaque em Fortaleza para a trajetória do Aúreo Studio – um marco para a trajetória do mestre -, o senhor Sitonho e seu João Eudes, a proposta de itinerância visa valorizar a reflexão sobre essas técnicas fotográficas, seus trabalhadores e o significado na vida das pessoas, além de estimular o público a experimentar antigas e novas formas de se fotografar.

Curadoria
Mestre Júlio Santos dedica-se ao desenvolvimento e divulgação da fotopintura, técnica fundamental na construção da memória visual dos brasileiros, em especial na região Nordeste. Em 2010, sua obra foi publicada no livro” Júlio Santos: Mestre da Fotopintura”, por meio do programa Conexão Artes Visuais da Funarte. Juntos, os artistas desenvolveram a série “Deslimites da Memória”, contemplada pelo prêmio Poy 2023.

Valéria Laena é historiadora com pesquisas relacionadas a bens culturais no Ceará para exposições, publicações e produção de documentários que valorizam a criação artesanal e artística de anônimos e mestres de ofícios. Como gestora de museus, cria e desenvolve projetos especialmente para o Museu da Cultura Cearense (MCC), do Centro Dragão do Mar. Idealizadora do Projeto Comida Ceará, coordenadora da pesquisa de campo e organização dos acervos desse projeto para fins de exposições, documentários e publicações entre outros produtos.

Sobre a Casa de Saberes
A Casa de Saberes Cego Aderaldo é um espaço cultural da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), voltado à arte, à educação e ao patrimônio cultural. Construída coletivamente, dialoga com os diversos agentes, segmentos, setores e instituições da região do Sertão Central, buscando fomentar a pesquisa, a formação, a difusão e a fruição das expressões culturais.

Sobre o Centro Dragão do Mar
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um complexo cultural da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Integra em seus 30 mil m², dois museus, duas salas de cinema, teatro, planetário e espaços para apresentações artísticas e culturais que há 24 anos fazem parte da história do Ceará.