Romaria de Canindé é recomendada por mais de 90% dos devotos, mostra pesquisa

compartilhar no:
Levantamento foi realizado na cidade durante os festejos de São Francisco. Foto: divulgação

A romaria de São Francisco de Assis, que acontece anualmente em Canindé, é recomendada por 91,29% dos devotos. O dado foi levantado pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), que realizou uma pesquisa em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, durante os festejos na cidade.

A celebração, que recebe um grande volume de pessoas, é uma das mais tradicionais do calendário religioso nacional. Os cearenses (47,18%) eram maioria no santuário franciscano, seguidos pelos piauienses (21,31%), maranhenses (10,56%) e pernambucanos (5,46%).

Do total de entrevistados, cerca de 20% dos frequentadores afirmaram que, em 2023, estiveram pela primeira vez na romaria. Enquanto cerca de 80% responderam que já visitam a cidade todos os anos.

A religiosidade (61,52%) foi o motivo mais apontado como influência da viagem pelos entrevistados. Já cerca de 23,41% responderam que, neste aspecto, influenciou mais o comentário de parentes/amigos.

Levantamento da Setur-CE também identificou o meio de transporte mais utilizado para chegar à Canindé. Os mais citados foram ônibus (66,20%), carro (19,20%), van (7,40%) e motocicleta (6,40%).

A média de permanência do romeiro na cidade foi de três dias, conforme a pesquisa. Durante esse período, os visitantes gastaram, em média, R$ 611,34. A maior parte desse valor foi destinado a hospedagem, seguido por alimentação, transporte, entretenimento e compras.

Locais mais visitados
A Basílica de São Francisco das Chagas de Canindé foi o ponto turístico mais visitado da cidade. Cerca de 90,20% dos romeiros entrevistados na pesquisa realizada pela Setur responderam que frequentaram o local.

Em seguida, a Estátua de São Francisco (73,70%), a Praça dos Romeiros (61%) e o Zoológico (59,20%). No ranking, aparecem ainda a Casa de Milagres (55,90%), o Museu Regional São Francisco (42,50%) e a Via Sacra e Igreja do Cristo Rei (23%).