O mundo assiste atônito à guerra que atinge o país de Israel, por ação do grupo extremista Hamas. A presença de brasileiros no país aumenta ainda mais a tensão e a busca pela sobrevivência. Um mês antes, um grupo de brasileiros, entre eles cearenses, esteve no território israelense em uma missão institucional, entre eles, o prefeito de Quixadá Ricardo Silveira e a sua esposa, Iaskara Silveira.
O casal estava entre um grupo de prefeitos e empresários que visitaram Israel por cerca de uma semana. A comitiva será liderada pela Federação da Agricultura do Estado do Ceará, segundo nota divulgada pela prefeitura de Quixadá na época.
Quando a guerra entre o grupo e a comunidade israelita teve início, no último sábado (7), muitos lembraram da viagem do prefeito e de sua esposa. Ela compartilhou fotos em vários lugares de Israel que visitou. Um dos últimos compromissos do casal foi mais pessoal e fora da agenda institucional: se batizaram nas águas do Rio Jordão para renovar os votos de casamento.
No início desta semana, Iaskara fez uma curta referência à viagem que fizeram ao país, e a guerra naquele território. Mostrando fotos da Igreja da Anunciação, ela escreveu: “Que Deus proteja esses lugares”.
O Itamaraty já colheu os dados de pelo menos 2,7 mil brasileiros interessados em deixar a região e voltar ao Brasil. A maioria é de turistas que visitavam Tel Aviv e Jerusalém quando, no último sábado (7), o Hamas, que governa a Faixa de Gaza, deflagrou um ataque contra o território israelense.
No confronto no último fim de semana, os brasileiros Ranani Nidejelski Glazer e Bruna Valeanu, ambos de 24 anos, morreram quando participavam de uma have. Há ainda uma brasileira desaparecida. A carioca Karla Stelzer, de 41 anos, que vive em Israel há mais de dez anos.
Na manhã desta quarta-feira (11), o primeiro avião de resgate trazendo brasileiros de Israel pousou em Brasília por volta das 4h10 desta quarta-feira (11). A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), com 211 passageiros, decolou de Tel Aviv às 14h12 (horário de Brasília) de ontem (10) e fez voo de cerca de 14 horas direto para a capital federal.
Com informações da Prefeitura de Quixadá e da Agência Brasil