Prefeitos, secretários de agricultura e representantes de entidades sindicais marcaram presença no Encontro de Gestores/as Municipais de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, na sede da SDA, em Fortaleza, na manhã da última quarta-feira (25). O evento teve como tema principal as ações e estratégias para o cenário climático do Ceará em 2024.
O secretário da SDA, Moisés Braz, que presidiu o encontro, reafirmou o compromisso do debate diante do cenário climático. De acordo com Moisés, o compromisso é assegurar recursos para a convivência com o clima e construir um diálogo com todos os municípios cearenses. “Vamos fazer uma construção coletiva”, frisou o titular da SDA.
O presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio, apresentou os cenários para a quadra chuvosa no Ceará em 2024. “Não temos uma boa notícia para as famílias do campo. Hoje, já vemos que o El Niño já está estabelecido, o que aponta para uma quadra chuvosa abaixo da média. As problemáticas sobre esse cenário reforçam a presença do nosso órgão para desenhar como o Ceará vai conviver com essas realidades”, alertou o representante da entidade.
No Ceará, o El Niño geralmente está associado a uma diminuição nas chuvas. Durante esse fenômeno, as águas aquecidas do oceano Pacífico influenciam a circulação atmosférica, resultando em mudanças na distribuição das chuvas em diferentes regiões. De acordo com o órgão, as precipitações tendem a se concentrar em áreas mais ao sul, deixando o Ceará e outras partes do Nordeste com registros abaixo da média.
O prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, elogiou o tema central do debate. “Discutir as questões do cenário chuvoso para o interior cearense é relevante para todos os municípios cearenses. E esse encontro de hoje reforçou a importância justamente por tratar sobre as perspectivas para o próximo ano. Quero parabenizar a SDA pelo debate e destacar a presença dos representantes dos municípios que estiveram presentes”, destacou o gestor municipal.