Absurdo: mãe é afastada da filha de um ano ao dar cerveja para a criança

compartilhar no:

Na cidade de Barbalha, no Ceará, uma mãe foi afastada de sua filha de um ano após ser flagrada oferecendo cerveja à criança. O caso veio à tona após um vídeo viralizar nas redes sociais, gerando indignação na comunidade local. As informações foram confirmadas pelo G1.

O Conselho Tutelar da cidade tomou medidas imediatas para garantir a segurança da criança. Em busca de familiares que pudessem assumir a guarda provisória, identificaram uma irmã mais velha da criança, que prontamente assinou termo de responsabilidade para cuidar da menina.

O conselheiro tutelar Anacleto Andrade explicou que diversas denúncias chegaram ao órgão, todas relacionadas ao vídeo compartilhado por moradores da cidade. A mãe se apresentou espontaneamente na segunda-feira (23), negando ter oferecido bebida alcoólica à filha. No entanto, foi informada pelos conselheiros de que há provas concretas do ato.

O caso ocorreu durante a noite de domingo (22) em um bar no bairro Alto da Alegria. O vídeo mostra a mãe oferecendo uma lata de cerveja à criança, que bebe alternadamente com ela. Adultos próximos testemunham a cena, mas nenhum deles tenta intervir. Enquanto a criança ingere a bebida, a mãe marca a cartela de bingo.

A pessoa que filma o acontecimento expressa indignação, comentando: “Olha que irresponsável, já está bêbada a menininha”. A legislação brasileira estabelece como crime o ato de “vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, a criança ou a adolescente, bebida alcoólica ou, sem justa causa, outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica”.

Caso condenada, a mãe poderá enfrentar uma pena de dois a quatro anos de detenção, além de multa, conforme previsto na legislação federal.

O Conselho Tutelar está elaborando um relatório completo sobre o incidente, que será encaminhado às autoridades policiais para investigação e adoção das medidas legais cabíveis.