Surto de doença americana que causa feridas no corpo é detectado em Itatira; quatro estão infectados

compartilhar no:
A Leishmaniose Tegumentar é uma doença infecciosa, não contagiosa, que provoca úlceras na pele e mucosas (Foto: reprodução)

Região Central: Um surto de uma doença que causa o surgimento de feridas pelo corpo, está sendo registrado no município de Itatira. Pelo menos quatro pacientes já receberam o diagnóstico e estão sendo acompanhados pelo serviço de saúde.

O diagnóstico feito aos pacientes do municípios seria de Leishmaniose Tegumentar Americana. Todos seriam residentes de localidades da zona rural de Itatira.

Até o momento, além dos quatro casos positivos, outros dois casos estão em investigação e aguardam resultado. Os números são referente ao recorte do período que vai de julho ao último dia seis de setembro e foram divulgados pela Secretaria de Saúde de Itatira.

De acordo com o Ministério da Saúde a Leishmaniose Tegumentar é uma doença infecciosa, não contagiosa, que provoca úlceras na pele e mucosas.

A doença é transmitida ao ser humano pela picada das fêmeas de flebotomíneos (espécie de mosca) infectadas, e causada por protozoários do gênero Leishmania. No Brasil, há sete espécies de leishmanias envolvidas na ocorrência de casos de LT.

Os sintomas da Leishmaniose Tegumentar (LT) são lesões na pele e/ou mucosas. As lesões de pele podem ser única, múltiplas, disseminada ou difusa. Elas apresentam aspecto de úlceras, com bordas elevadas e fundo granuloso, geralmente indolor. As lesões mucosas são mais frequentes no nariz, boca e garganta.