Novo vírus do PIX furta saldo da conta e desvia transferências para outro destinatário

compartilhar no:
Vírus entra nos celulares através de alertas criminosos (Foto: reprodução)

Atenção se você tem aplicativo bancário no seu celular e usa o PIX: a empresa de cibersegurança Kaspersky detectou um novo tipo de vírus que zera o saldo da conta em que tenha dinheiro, e desvia o PIX que é feito pelo proprietário do celular, para outra conta.

As informações circulam desde dezembro do ano passado, mas virou notícia na edição desta quarta-feira (13) do jornal Folha de São Paulo.

O malware opera de forma insidiosa. Os sintomas mais evidentes incluem tremores na tela e uma notável lentidão no carregamento. As infrações por trás desse esquema conseguem se apropriar de até 95% do saldo da conta bancária em um único ataque.

O vírus chega nos celulares através de notificações falsas, pedindo para que os usuários atualizem programas já instalados, como o WhatsApp. Quando pensa que está instalando uma atualização, na verdade o usuário está baixando o vírus no telefone. É quando os criminosos conseguem acessar a conta bancária pelo aplicativo, transferir todo o dinheiro de forma maliciosa ou mudar o destino de um PIX que seja feito.

O Google informou que a segurança na sua loja de aplicativos é uma prioridade. “Nossos usuários são protegidos pelo Google Play Protect, que identifica comportamentos nocivos nos apps e dispositivos Android e alerta os usuários”, comunicou.

O vírus desvio de Pix, além de permitir operação em larga escala, é executado de forma automatizada pelo próprio software.