HRSC cria espaço para garantir conforto e segurança à colaboradoras na hora de amamentar

compartilhar no:
Sala garante que profissionais possam dar uma pausa e amamentar os filhos dentro do Hospital (Foto: Divulgação/Sesa)

Quixeramobim: Um espaço exclusivo dedicado às mães que trabalham e precisam de uma pausa para amamentar durante o expediente. Isso ainda é um sonho em muitos locais de trabalho, mas para lactantes colaboradoras do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) esse lugar já existe.

Adequado com poltronas, biombo para garantir intimidade e com conforto e segurança apropriados, o Espaço de Apoio a Amamentação foi criado para servir às mães que estejam no processo de amamentação. A entrega ocorreu no final de agosto e o Espaço já está em pleno funcionamento.

A prioridade às lactantes foi ideia da equipe de Enfermagem e de Neonatologia. Ao enxergar a necessidade do serviço, uma sala do HRSC, unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), foi transformada no local. Além de mais seguro para o bebê, o serviço dá mais facilidade para a mãe, que deixa de ter que se deslocar até sua casa e pode receber o filho ou filha na própria Unidade.

A ideia surgiu durante as ações do agosto dourado, que este ano buscou estimular ambientes que proporcionem a amamentação. “A gente gostaria de deixar um espaço que fosse algo para além da data comemorativa, que fosse destinado a essa colaboradora e associado às campanhas educativas. Então pensamos em proporcionar isso através deste espaço”, explica Daniel Fernandes, coordenador de Enfermagem.

O reforço aos valores oriundos da prática da amamentação também foi um dos pontos considerados, conforme detalha a enfermeira do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), Katylla Gleyce. “A prioridade às colaboradoras nutrizes chamou a atenção da equipe de enfermagem do eixo materno-infantil, da nutrição e principalmente do Sesmt, pois garantindo um espaço afetivo ao binômio, fortalecemos a amamentação e os valores de pertencimento desta trabalhadora à instituição”, finaliza.

Na solenidade para inaugurar o Espaço, com a presença dos diretores e das colaboradoras lactantes, a médica neonatologista do HRSC, Eucilene Kássya, não conteve a emoção. Mãe de duas filhas, ela lembrou do período em que chegava a usar o carro no estacionamento do hospital para alimentar as bebês. “A gente sabe a importância que esse lugar aqui possui, é garantir respeito e dignidade, ao mesmo tempo, à mulher que amamenta. Ver esse lugar assim, lindo como ele é hoje, me deixa emocionada”, relata.