IFCE abre inscrições para mais de quatro mil vagas em cursos técnicos em Quixadá e região

compartilhar no:
campus_IFCE_revista_central_
Oportunidades contemplam 31 unidades do Instituto; não há cobrança de taxa de inscrição. Foto: divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) lançou edital de processo seletivo de cursos técnicos presenciais com mais de 4 mil vagas em 31 unidades, distribuídas em diversas regiões do estado. As oportunidades contemplam áreas como Administração, Agropecuária, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Eventos, Gastronomia, Guia de Turismo, Informática, Logística, Mecânica, Meio Ambiente Química, Redes de Computadores, Restaurante e Bar, Segurança do Trabalho, Sistemas de Energia Renovável e várias outras.

Estão incluídas as unidades de Acaraú, Acopiara, Aracati, Baturité, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Caucaia, Cedro, Crateús, Crato, Guaramiranga, Horizonte, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Mombaça, Paracuru, Pecém, Quixadá, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá, Ubajara e Umirim. O campus de Fortaleza não participa desta seleção, mas a previsão é de que um edital seja divulgado no próximo dia 28 para a unidade da capital.

O edital contempla as três modalidades de oferta de cursos técnicos do IFCE: os integrados são aqueles em que os alunos fazem o curso técnico e o ensino médio tradicional ao mesmo tempo no Instituto. Os concomitantes, por sua vez, são ofertados a quem está cursando o ensino médio em outra escola e que, no contraturno, irá cursar o ensino técnico no Instituto Federal. Já os subsequentes são os cursos destinados aos estudantes que já concluíram o ensino médio.

A seleção ocorrerá em uma única etapa e levará em conta as notas constantes no histórico escolar dos participantes. As inscrições serão realizadas de 15/09 a 08/10, exclusivamente pela internet, sem cobrança de taxa, através de formulário eletrônico disponível no site ifce.funetec.org, na área do candidato. A novidade neste processo seletivo é que a entrega da documentação de inscrição exigida no edital também será feita via internet, por meio do sistema de inscrições.

Vale lembrar que a instituição reserva 50% do total das vagas ofertadas por curso/turno/campus para egressos de escolas públicas. Dentro desse percentual, há também a reserva para os candidatos para quem possua renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, havendo também cotas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas e pessoas com deficiência (consultar o item 5 do edital para mais detalhes).

O quadro detalhado de cursos e vagas por campus, a relação completa de documentos de inscrição para cada modalidade de curso, o cronograma completo e todas as informações estão disponíveis aqui.