HRSC completa sete anos de serviços realizando mais de 35 mil atendimentos

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HRSC é o único hospital público do País com a certificação Acsa Nível Ótimo (Foto: divulgação/Sesa)

Região Central: Referência no cuidado com as pessoas, pioneiro em qualidade, segurança e reconhecido internacionalmente. Marcado por uma trajetória de êxito, o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), completou sete anos nesta terça-feira (26).

Erguido em Quixeramobim e modelo de média e alta complexidade para a macrorregião do Sertão Central, a unidade já atendeu mais de 35 mil pacientes durante esse tempo.

Em sete anos já foram realizados 67.901 atendimentos ambulatoriais, mais de 175 mil exames de imagem e 1.460.000 exames laboratoriais. Até agosto, já tinham sido realizadas 24.410 cirurgias, números que revelam o propósito em promover a regionalização da saúde, encurtando, para os pacientes do interior, o caminho de acesso a tratamento de alta complexidade.

Entre os vários serviços oferecidos estão obstetrícia, traumatologia, cirurgia geral e a unidade para tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC), uma das mais avançadas do Ceará.

Formado por uma equipe de mais de mil colaboradores, em agosto deste ano o HRSC tornou-se reacreditado internacionalmente pela Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (Acsa), mantendo-se como o único hospital público do País com este nível de certificação pela agência espanhola.

Cristiano Rabelo, diretor-geral do HRSC, destaca o compromisso do Hospital nos últimos sete anos. “Nossa importância para a região não se limita apenas à prestação de serviços de saúde. Somos um pilar fundamental no processo de regionalização da saúde, que visa descentralizar o acesso à assistência médica e melhorar a qualidade de vida das pessoas que residem em áreas remotas”, fundamenta o diretor.

Diretor da gestão do cuidado do HRSC, Leonardo Miranda lembra do empenho dos profissionais e dos esforços para agregar qualidade no atendimento. “Nossa gestão de cuidado evoluiu bastante prezando pela qualidade, gerência de protocolo, gestão de risco e principalmente sob a força dos nossos profissionais”, afirma.

Para o diretor administrativo Elisfabio Duarte é o olhar para a pessoa (ao invés do olhar direcionado para a doença) que reflete uma das principais qualidades do Hospital. “Nosso principal diferencial, a meu ver, é a visão que o cuidado precisa ser centrado na pessoa. É esse caminho que temos trilhado e é essa visão de cultura do cuidado que nossas equipes de gestores e colaboradores têm escolhido construir”, aponta Duarte.