Quixadá: vitória da enfermagem quixadaense. Vereadores aprovaram de forma unânime em votação na sessão desta quarta-feira (6), o projeto de lei que regulamenta a assistência financeira a ser complementada pelo Município, para conseguir chegar ao valor do piso a ser pago aos profissionais de enfermagem.
A votação foi acompanhada passo a passo por representantes da categoria, que loaram o plenário da Câmara. Ao final, de forma unânime, todos os vereadores presentem votaram a favor da complementação.
Em nota divulgada à imprensa, a Câmara de Vereadores de Quixadá disseque o projeto de lei apresenta “um passo significativo para a valorização desses profissionais tão essenciais para a sociedade. Com a regulamentação do Piso Salarial Nacional, espera-se que haja um reconhecimento mais adequado do trabalho realizado por esses profissionais”.
A sessão da Câmra de Quixadá teve um movimento semelhante a muitos outros atos legislativos articulados essa semana, quando várias Câmaras municipais, incluindo a Câmara de Fortaleza, aprovaram projetos que definem o repasse complementar.
O impasse até aqui vinha ocorrendo porque o Governo Federal estaria enviando apenas parte dos recursos para pagar o piso na enfermagem, o outro restante deveria ser dado pelos entes municipais. Mas a oneração precisa entrar na previsão orçamentária dos municípios, por essa razão foi proposto um projeto de lei que prevesse como fixoo gasto desses recursos pra complementar o piso.
Após a aprovação do projeto de lei, o Presidente da Câmara Municipal de Quixadá, Luiz Neto, enfatizou a importância desse passo significativo na valorização dos profissionais da saúde. Ele ressaltou que “este é um momento histórico para nossa cidade, pois estamos reconhecendo o trabalho incansável e essencial dos profissionais da saúde. Ao garantir o cumprimento do Piso Salarial Nacional, estamos não apenas valorizando esses trabalhadores, mas também investindo na melhoria dos serviços de saúde prestados à nossa comunidade.”