Calor pode ter sido causa da morte de idoso de 71 anos no interior do Ceará

compartilhar no:
HOmem ficou estendido na via por cerca de três horas (Foto: reprodução)

O forte calor que paira sobre o Ceará pode ter sido a causa da morte de um idoso, no município de Juazeiro do Norte. Caso o Sistema de Verificação de Óbito (SVO) confirme que as altas temperaturas foi a causa do mau súbito, será o primeiro caso de morte por conta do calor no Ceará, este ano.

A trágica situação aconteceu na manhã desta segunda-feira (25), em frente ao mercado público do município, que fica na rua Santa Luzia, esquina com a rua São Paulo. De acordo com o G1, o portal de notícias da Globo, a temperatura no momento mercava 37°.

O corpo do idoso, de 71 anos, ficou estendido na pista por cerca de três horas, até que fosse finalmente recolhido por uma funerária. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas mas o homem já não apresentava sinais vitais.

O estado de São Paulo apresentou, nos sete primeiros meses deste ano, um crescimento de 102,5% nos atendimentos ambulatoriais e internações devido à exposição ao calor, em comparação com o mesmo período de 2022. A Secretaria de Estado da Saúde divulgou, nesta sexta-feira, 22, que houve cinco óbitos relacionados ao calor nesse intervalo.

Caso o SVO confirme no laudo que o calor teria sido a causa do agravo no estado de saúde do homem, que o levou ao óbito, este será o primeiro caso de uma vítima por calor no Ceará.