Quixadá: O bispo emérito deste município, Dom Adelio Tomasin, deixou a Unidade de Terapia INtensiva (UTI) do Hospital Maternidade Jesus Maria JOse (HMJMJ) na tarde deste domingo (20), e já respira sem o auxílio de aparelhos. A informação foi confirmada pelo próprio Hospital através de nota, divulgada ontem a tarde.
Assinada pelos médicos Dr. Mesquita, que é diretor técnico do HMJMJ, e Dr. Magdiel, que é diretor clínico da instituição, a nota detalha que Dom Adelio evoluiu em “melhora clínica, estando consciente, não necessitando mais de suporte de oxigênio, sendo transferido da UTI para o serviço de clínica médica”.
No domingo a informação de que Dom Adelio havia apresentado melhora em seu quadro clínico, chegou aos quixadaenses antes da divulgação do boletim médico oficial do HMJMJ, depois que a mídia local deu detalhes da saúde do religioso, e também depois de ter vazado uma foto onde Adélio aparece ao lado de profissionais do Hospital e Maternidade de Quixadá.
Com 93 anos completados em abril deste ano, a saúde de Dom Adelio Tomasin começa a necessitar de cuidados. Não é a primeira vez que o religioso precisa ser internado por apresentar um estado delicado. Outras vezes, chegou a ser levado para internação por contrair o vírus da covid-19.
Desta vez o que levou o religioso quixadaense a ser internado foi um quadro de edema no pulmão, em estado considerado agudo pela equipe médica. Esse problema é causado pelo excesso de líquido proveniente dos vasos sanguíneos, que se deposita nos pulmões. Em geral, afeta pessoas com histórico anterior de distúrbios cardiovasculares.