Comissão aprova e açude Pompeu Sobrinho, em Choró, terá vazão de 54 mil litros/hora até janeiro de 2024

compartilhar no:
Açude Pompeu Sobrinho, em Choró (Foto: Divulgação/Cogerh)

Região Central: A comissão gestora do açude Pompeu Sobrinho, em Choró, decidiu liberar o equivalente a 54 mil litros de água por hora, até o final de janeiro do ano que vem. A deliberação veio deurante uma reunião, na Câmara Municipal de Choró.

De a cordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), a atual vazão é liberada para atender às demandas de abastecimento humano no município de Choró e dos usos difusos na bacia.

No encontro, Johny Santos, Coordenador do Núcleo de Operação da Gerência das Bacias Metropolitanas, informou que apesar do bom quadro de precipitação acumulada no período chuvoso, a região onde o Açude Pompeu Sobrinho está localizado teve chuvas entre 300 a 500 milímetros, abaixo da média.

Por isso a vazão de água deverá continuar sendo restrita ao abastecimento humano e para usos difusos da Bacia. A Cogerh explicou que não houve liberação para o rio nos últimos anos devido ao histórico de baixo volume do reservatório, tal como ocorre agora.

Dadas as informações gerais sobre o reservatório, Johny informou a atual vazão, ou seja, a quantidade de água que está sendo liberada para atender demandas do município, sendo 10 litros por segundo (l/s) para abastecimento humano e 5 l/s para usos difusos na bacia. Esse cenário deve se manter até o dia 31 de janeiro de 2024.