Majestade, líder de facção criminosa no Ceará, é condenada a 15 anos de prisão

compartilhar no:
‘Majestade’ ostentava momentos de lazer nas redes sociais. — Foto: Redes sociais/Reprodução

Considerada chefe financeira e controladora da distribuição de áreas do tráfico de drogas em Fortaleza e na Região Metropolitana (RMF), Francisca Valeska Pereira Monteiro, mais conhecida como ‘Majestade’, foi condenada a 15 anos de prisão pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE).

A condenação de Valeska foi emitida no último dia 12 de julho pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas, e a decisão se tornou pública na segunda-feira (24). A mulher de 27 anos foi acusada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) de promover e integrar associação criminosa.

Ela foi condenada a 11 anos e um mês de reclusão pelo crime de integrar organização criminosa armada. Ela também foi considerada culpada pelo crime de associação para o tráfico de drogas, e por isso foi condenada a 4 anos e dois meses. Somadas, as penas totalizam 15 anos e três meses.

A criminosa está presa desde agosto de 2021, quando foi capturada pela Polícia Civil enquanto tirava férias na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Após a prisão, ela foi enviada para Fortaleza. No seu celular, segundo a Justiça, foram encontrados endereços dos pontos de venda de drogas na RMF, os nomes dos membros do seu grupo e “diálogos de cunho criminoso”.

Segundo a Polícia, Majestade controlava o ‘2º escalão’ de uma facção criminosa de origem carioca com atuação no Ceará. O grupo no qual ela atuava agia principalmente com tráfico de drogas e prática de homicídios. Além de administrar as finanças, Valeska também distribuía os pontos de tráfico na RMF.

Na época da prisão, a mulher já tinha antecedentes criminais por roubo, associação criminosa, crime contra a fé pública e tráfico de drogas.

Majestade fazia viagens de luxo com dinheiro do crime

Conforme a Polícia Civil, antes de ir a Gramado, onde foi presa, Majestade havia passado um mês no Rio Grande do Norte e dois meses no Rio de Janeiro, onde ficou hospedada em Copacabana e Ipanema, dois pontos turísticos de alto custo da capital fluminense.

Nas redes sociais, a jovem também publicava fotos do “mêsversários” — comemorações mensais — e do aniversário de um ano da própria filha, além de uma viagem ao Beto Carrero World, parque temático em Santa Catarina.

Conforme as investigações, enquanto os membros e grupos criminosos disputavam territórios no Ceará, o que resultava em homicídios, a mulher aproveitava as férias no Sul do país. De acordo com a polícia, todo o dinheiro usado nas viagens provinha das práticas criminosas do grupo controlado por Majestade.

A mulher vinha sendo monitorada pelas forças de segurança do Ceará desde 2020, quando descobriram que ela controlava a contabilidade da facção criminosos do Rio de Janeiro no Ceará. Em 2014, Majestade já havia sido presa por liderar uma quadrilha que roubava casas e estabelecimentos comerciais em Fortaleza.

Com informações do G1