Festejos Regionais do Ceará Junino se encerram preparando para o Campeonato Estadual de Quadrilhas

compartilhar no:
O XXIII Ceará Junino é uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará).  Foto: Luiz Alves

Nos meses de junho e julho, o Ceará Junino realiza 21 Festivais Regionais de Quadrilhas Juninas. Nesta semana já ocorreu o Festejo em Ubajara e é realizado nos próximos dias os Festejos em Fortaleza e Caucaia. Já o Campeonato Estadual de Quadrilhas do Festejo Ceará Junino será realizado de 27 a 30 de julho na cidade de Quixeramobim.

Nesta sexta-feira (21), às 14h, o Hub Cultural Porto Dragão, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, sediará o sorteio dos horários de apresentações das Quadrilhas Juninas no Campeonato Estadual. O evento poderá ser acompanhado presencialmente e terá a participação dos representantes das quadrilhas que escolherão os horários de apresentação. Os responsáveis pelos grupos deverão comparecer ou enviar representante. Haverá também transmissão ao vivo por meio do instagram do Festejo Ceará junino (@festejocearajunino).

Campeonato Estadual de Quadrilhas do Festejo Ceará Junino

O XVIII Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino é o evento de culminância dos Festivais Regionais de Quadrilhas Juninas apoiados pelo XXIII Edital Ceará Junino 2023. Neste ano o evento será realizado em Quixeramobim, entre os dias, 27 e 30 de julho de 2023, com a participação de mais de 20 quadrilhas juninas adultas vencedoras dos Festivais Regionais de Quadrilhas Juninas. Na cidade cenográfica, o público poderá conferir ainda a decoração com elementos do ciclo junino, feiras de comidas típicas e apresentações artísticas da cultura popular próprias do período junino.

A décima oitava edição do Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino integra a Política do Patrimônio Cultural Imaterial da Secretaria da Cultura do Ceará, voltado para o Ciclo Junino presente em todas as regiões e municípios do estado. O Campeonato Estadual e suas ações já foram acolhidos em edições anteriores pelas cidades de São João do Jaguaribe, Juazeiro do Norte e, na última edição, pelo município de Fortaleza, caracterizando-se como uma ação de democratização do acesso a bens e serviços culturais, que tem por objetivo atender à necessidade de criar espaços para a transmissão de saberes e fazeres entre gerações.

Com o tema “Faustos e Felizes no Mar do meu Sertão”, o Ceará Junino traz neste ano uma homenagem ao compositor, arquiteto, urbanista e poeta cearense Fausto Nilo. Resultado de uma política permanente de patrimônio cultural e memória da Secult, o Ceará Junino apoia 136 projetos de quadrilhas juninas em todo o Estado, assim como a realização de 21 Festejos Regionais e do Campeonato Estadual.

O XXIII Ceará Junino é uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará). Conta com parceria do Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente de Senador Pompeu e produção da Assum Preto Produções.

Festejos Juninos de 19 a 22 de julho

Além do Campeonato, o Ceará Junino realiza 21 Festivais Regionais de Quadrilhas Juninas. Nesta semana já ocorreu o Festejo em Ubajara e serão realizados nos próximos dias os Festejos em Fortaleza e Caucaia.

Em Fortaleza, as atividades do XIV Festival de Quadrilhas Juninas do Jardim América serão realizadas nos dias 19 e 20 de julho, das 18h às 24h, com 13 apresentações de quadrilhas de Pacajus, Fortaleza, Eusébio e Aquiraz na Praça do Jardim América.

Em Caucaia, o Circuito Tabapuã Junino 2023 ocorre nos dias 21 e 22 de julho, das 19h à 01h, com 12 apresentações de quadrilhas juninas, na Praça do Remo (R. Galiente, 635, Parque Guadalajara — Caucaia).