Quixadá: No retorno às aulas que acontece na próxima semana, o Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) vai promover uma palestra sobre o homicídio intencional de mulheres e discutir as causas do feminicídio. As inscrições acontecem no site do Ministério Público do Ceará.
O evento acontece a partir das dez da manhã da próxima quarta-feira (2), no auditório Rachel de Queiroz da Unicatólica e é aberto ao público. O foco será a discussão de casos das comarcas de Fortaleza.
A palestra será com o doutorando e mestre em direito pela UFC, Ythalo Frota Loureiro, que é promotor titular da 111ª Promotoria de Justiça de Fortaleza. O promotor de jsutiça titular da 1ª Promotoria de Quixadá, Bruno de Albquerque será o debatedor.
O evento é parte de uma série de outros encontros que atendem a uma recomendação do Conselho Nacional do MP, sobre a criação da semana “Ciclo de Diálogos da Lei Maria da Penha” em todas as unidades e ramos do Ministério Público brasileiro, a ser realizada todos os anos, no mês de agosto. O objetivo é discutir e elaborar projetos para a garantia da efetivação da aplicação da lei no país.
Em Fortaleza, no próximo dia nove de agosto, será debatido o tema “Inovações da Lei n. 14.550/2023: medidas protetivas de urgência e competência do Juizado da Mulher”, que terá como palestrante, o promotor de Justiça do Distrito Federal e coordenador do Comitê Gestor do Cadastro Nacional de Violência Doméstica do CNMP, Thiago Pierobom, e como debatedores, os promotores de Justiça do MPCE, Rodrigo Calzavara e Lucy Antoneli Rocha, também coordenadora do Nuprom.